Uma determinação da Secretaria de Saúde emitida ontem, 9, vai fazer com que algumas unidades básicas de saúde trabalhem até mais tarde em setembro. A decisão é para dar mais força à campanha de vacinação contra o sarampo, que aconteceu na cidade (e em todo o país) durante agosto e continua este mês.
Pela circular, as UBS’s Uninorte, Unicentro, Unisa e Unioeste, deverão funcionar até as 19h de forma escalonada. O objetivo da Secretaria de Saúde é priorizar crianças que precisam da chamada Triviral, que além do Sarampo, ainda combate rubéola e o caxumba. As demais unidades continuam funcionando em horário comercial e oferecendo as doses da vacina normalmente.
Araxá é considerada área livre de sarampo, mas depois do número de casos no Brasil ter aumentado 36,4% este ano, o governo local acendeu a luz de alerta e emitiu a ordem, seguindo inclusive, uma orientação do Ministério da Saúde.
Vale lembrar que crianças de 6 a 11 meses e de 1 a 29 anos devem receber a primeira dose da vacina, a segunda dose deverá ser administrada após seis meses. Em todos os casos é necessária a apresentação do cartão de vacina, para que o centro de imunização tenha controle das doses e evite super imunização, que pode trazer alguns efeitos colaterais.
Facebook