Na última segunda-feira (27), por volta das 08 horas,compareceu na sede da Polícia Militar de Araxá, uma vítima de 81 anos, relatando que na data de 25/05/2019 por volta de 09 horas, recebeu uma ligação em seu telefone fixo, onde um indivíduo se identificou como sendo seu sobrinho e afirmou que estava deslocando para a cidade de Araxá para visitá-la, porém seu veículo havia apresentado problemas mecânicos.
O suposto sobrinho forneceu um número telefônico que seria de uma seguradora e uma conta bancária para que a vítima pudesse ajudá-lo depositando a quantia de R$500,00 para que fosse acionado o mecânico e sanado o problema.A vítima realizou o depósito, porém, em seguida, o suposto sobrinho ligou novamente, o que lhe causou estranheza.
Em contato com parentes, a vítima constatou que seu verdadeiro sobrinho se encontrava em casa, e só então percebeu que se tratava de um golpe.
DICAS PMMG:
- O que leva as pessoas a caírem nesse golpe geralmente é a vontade de ajudar o familiar. É necessário que a pessoa, antes de tomar qualquer decisão, se acalme, e cheque as informações. Conferir se o número do telefone de que recebeu a ligação é o mesmo do parente e entrar em contato com os familiares mais próximos da pessoa para saber se realmente a situação tem possibilidade de ser real.
- Deve-se tentar inverter a lógica do golpista e extrair da pessoa que ligou o maior número possível de informações, em vez de cedê-las. Tente se manter calmo e conseguir o nome de quem ligou, pergunte de quem é filho ou filha, onde está e qualquer outro detalhe capaz de identificar a pessoa. Na dúvida, desligue e ligue você para o suposto parente que pediu ajuda.
- Para evitar golpes como esse, desconfie de números de telefones desconhecidos e de prefixos de lugares distantes, de onde não possui parentes ou se quer conhecidos.
- Jamais faça transações bancárias antes de confirmar a veracidade dos fatos. Ligue para o parente ou pessoa que solicita a ajuda e certifique-se da situação.
Facebook