O vereador Luiz Carlos Carvalho (PTN), durante a reunião da câmara de terça-feira, apresentou a proposta de trazer o vilarejo da Boca da Mata para dentro do perímetro urbano de Araxá. O parlamentar se pronunciou sobre o assunto num aparte a Robson Magela (PRB) que denunciava a situação da água consumida pelos moradores do bairro.
Pela proposta, o município deveria ceder uma área dentro da cidade e a CBMM entraria com o aporte de recursos para a construção das casas que abrigaria os moradores, incluindo escolas e postos de saúde.
Segundo o vereador, o que se circula nos bastidores, é que a companhia tem o interesse de extrair nióbio naquela região, tanto que existe um projeto da própria mineradora em mudar o fluxo da MG-428 (Araxá-Franca) no trecho que compreende a saída da cidade até o trevo de Tapira, para que possa ser feita exploração naquele meio. “Ali é onde existe a maior concentração de nióbio, então a CBMM querer utilizar aquela área, é só questão de tempo”, ressalta o vereador.
Para Luiz Carlos a vinda do vilarejo para o perímetro dentro da cidade, traria grandes benefícios aos moradores. “Aqui eles vão ter acesso à saúde e educação em todos os níveis, além de acesso aos comércios”, completa.
Luiz Carlos diz que a atitude deve partir do próprio executivo, mas não descarta a possibilidade de elaborar projeto de lei para tal. “Isso deve partir do próprio executivo. É um assunto que a gente pode levar ao conhecimento do prefeito a título de ideia”, ressalta.
Araxá
Facebook