A diretoria do Trianon Esporte Clube, realizou na tarde de ontem, 13, uma palestra de prevenção e combate ao suicídio. O trabalho faz parte da programação do Setembro Amarelo, um conjunto de ações integradas realizadas com as categorias de base, com vistas a valorização da vida.
A palestrante, especialista em Terapia Sistêmica Familiar, Mônica Souto, abordou principalmente as causas que levam cada vez mais jovens ao autoextermínio no mundo e trouxe dados preocupantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a questão ao redor do mundo.
Segundo ela, as maiores causas de suicídio estão ligadas a alguma patologia mental, que vai desde um transtorno de ansiedade à uma depressão aguda. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de incidência no mundo, com cerca de 12 mil casos por ano, a maioria deles na faixa etária dos 15 aos 29 anos. “O suicídio hoje é visto pela OMS como um problema de saúde pública em nível de epidemia”, esclarece.
A palestra faz parte de um trabalho desenvolvido pelas categorias de base do Trianon que visa prover melhores condições para os atendidos pela equipe. São jovens de 7 a 16 anos, que recebem treinamentos diários e acompanhamento psicológico, médico e social por uma equipe multidisciplinar que atua juntamente com a diretoria do clube.
Facebook