A Associação de Amparo e Proteção ao Condenado de Araxá (APAC), realizou na manhã de ontem, 20, uma palestra sobre a importância da família na ressocialização do interno. O objetivo foi demonstrar aos reeducandos a importância de um bom relacionamento familiar para fortalecer vínculos com a sociedade e buscar meios de reinserção social.
A palestra foi ministrada pela terapeuta Mônica Souto, especialista em Constelação Familiar. O trabalho faz parte de um ciclo de apresentações com abordagens múltiplas que busca o fortalecimento do ser humano como um todo. Na semana passada, Mônica esteve na sede do Trianon, no bairro Mangabeiras, palestrando sobre prevenção e combate ao suicídio, dentro da programação do setembro amarelo.
Mônica acredita que a informação é a melhor forma de prevenir problemas futuros. “É uma forma de o jovem se defender, se proteger e pedir ajuda. No caso dos recuperandos, essa informação auxilia em sua reinserção no meio social”, comenta.
A APAC atende cerca de 80 internos entre 18 e 60 anos, a maioria presos por tráfico de drogas e roubo. Com eles, a instituição desenvolve programas de incentivo ao trabalho, a educação e ao convívio social, além de apoio psicológico e de saúde de modo geral.
Facebook