Foi aberta ontem, 22, em todo país, a campanha de vacinação contra sarampo. Crianças de 6 meses até menos de um ano de idade deverão ser vacinadas. A vacina ainda vai imunizar a criança contra rubéola e caxumba. A recomendação da tríplice viral veio do Ministério da Saúde e vale para todo o território nacional.
De acordo com a escala de vacina, aos 15 meses de idade, a criança deverá receber a segunda doce da tríplice viral, mais a primeira dose da vacina contra varicela. Para receber segunda dose, o paciente deve comprovar ter recebido a primeira, por isso é necessária a apresentação do cartão de vacina.
Em Araxá, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, no horário normal de funcionamento. Na Unicentro, o atendimento foi estendido até as 19 horas. Não foi informado quantas crianças devem ser imunizadas na cidade e nem qual a meta da Secretaria de Saúde, mas nos anos anteriores os resultados têm sido positivos, com percentual próximo dos 95%.
Segundo o Ministério da Saúde, entre maio e agosto deste ano foram 1.680 casos confirmados de sarampo no Brasil. As maiores incidências estão no estado de São Paulo, que acumula 95% das confirmações. Minas Gerais não apresentou casos confirmados nos últimos 90 dias, diante disso, pode-se pressupor, mesmo sem a confirmação da Secretaria de Saúde, que Araxá é área livre de Sarampo.
Facebook