A Associação dos Doadores de Sangue de Araxá, realiza neste sábado, 31, excursão para levar doadores de sangue ao hemocentro de Uberaba. A saída acontece às 7h da manhã, no estacionamento do estádio Fausto Alvim. A expectativa é levar pelo menos 45 pessoas (lotação máxima de um ônibus) para fazer coleta.
Segundo a presidente da associação, Haissa Oliveira, para poder doar o paciente deve estar com a saúde em dia, ter entre 16 e 67 anos incompletos, pesar mais de 60 quilos, não ser usuário de drogas e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.
A associação realiza este trabalho há 11 anos e a cada três meses são organizadas excursões para abastecer o hemocentro de Uberaba. Já está programada, para dia seis de dezembro, uma coleta em massa no Uniaraxá, também para auxiliar o Hemominas. “Esta é uma oportunidade para quem quer doar e não pode se deslocar até Uberaba”, explica Haíssa.
Araxá hoje não conta com uma central de coleta e de acordo com Haissa, a cidade demanda cerca de 200 bolsas de sangue por mês. Os fatores RH negativo são os mais em falta, entretanto, ela lembra que toda doação é bem-vinda. “Um único doador, pode salvar até quatro vidas, então, independente do fator RH, todos são importantes”, finaliza.
A associação criou um grupo no whatsapp para organizar as excursões e buscar por mais doadores, para entrar, basta clicar no link abaixo.
https://chat.whatsapp.com/DfCobo5wJPLE5elDDpFQB2
Facebook