O concurso literário Quilombo do Ambrósio é em parceria com a Prefeitura Municipal
O concurso foi lançado pela Academia Ibiaense de Letras (AIL) em parceria com a Administração 2017/2020, através das Secretarias Municipais de Cultura, Comunicação e Educação. O Projeto do concurso “Quilombo do Ambrósio”, teve como tema: “Conhecer o passado para edificar o futuro”, com o intuito de resgatar um pouco da nossa cultura.

Divulgação
A Presidente da AIL, Sônia Martins escreveu que “Este é um projeto arrojado, que ressuscita, e resgata a história e lendas do Quilombo do Ambrósio, considerado o segundo maior Quilombo do Brasil”.
O evento de premiação contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de MG, Desembargador José Afrânio Vilela, filho de Ibiá, grande defensor e profícuo conhecedor da história do Quilombo do Ambrósio. Ele proferiu uma belíssima e importante palestra com o tema “Conversando sobre o Quilombo do Ambrósio e a Raça Negra”, deixando os presentes extasiados.
Durante o evento o Desembargador José Afrânio Vilela entregou a Secretária Municipal de Educação, Elenir Andrade Otoni um livro da Constituição de Minas Gerais e exemplares da Revista MagisCultura Mineira, dos Magistrados Mineiros, que contém um artigo de sua autoria sobre o Quilombo do Ambrósio.
A Presidente da AIL, Sônia Martins fez a abertura do evento e a Diretora de Comunicação da Academia, Enisa Pereira Resende fez apresentação do projeto deste concurso.
O Secretário Municipal de Gabinete e ex-prefeito de Ibiá, Paulo José da Silva, que representou a Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, falou da importância do Quilombo do Ambrósio para a cultura e a história de Ibiá e ressaltou as ações da atual administração em prol da preservação e manutenção do Sítio Arqueológico do Quilombo.
Os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal José Dias dos Reis e da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, fizeram apresentações de teatro e dança alusivas ao tema Quilombo do Ambrósio.
Facebook