Google for Education chega à Cultura Inglesa Araxá
Araxá

Google for Education chega à Cultura Inglesa Araxá

Google for Education chega à Cultura Inglesa Araxá

A Cultura Inglesa  realizou, em 3 de julho,  o lançamento oficial de seu contrato com o “Google for Education”, plataforma colaborativa que permitirá otimizar o contato entre os usuários, em um evento chamado “Café com Tecnologia”, que contou com a participação de inúmeros representantes dos mais diversos segmentos da comunidade araxaense.

Os jovens do mundo atual são nativos digitais, ou seja, desde que nasceram convivem com a tecnologia. É a chamada de geração Z:totalmente familiarizada com a internet, compartilhamento de arquivos etelefones móveis.Não apenas acessa a rede de suas casas, está conectada integralmente durante todo o tempo em qualquer ambiente com utilização do celular.

Uma pergunta que sempre aparece é se estes jovens pensam, agem e comportam-se de forma tão diferente, não seria mais produtivo que as escolas reposicionassem a sua didática com a introdução de novas ferramentas? Como a tecnologia está presente em todos os momentos da geração Z, ela deveria participar de forma mais efetiva do processo de aprendizagem destas crianças e jovens.

É nesta perspectiva que o Google,  umas das dez maiores empresas de tecnologia do planeta, de acordo com a revistaForbes, lançou, há três anos, o “Google for Education. A plataforma oferece, gratuitamente, para escolas públicas e privadas, ferramentas educacionais que auxiliam na implementação de metodologias ativas em sala de aula, além deespaço de armazenamento ilimitado na nuvem, facilidade de comunicação, gestão de tempo e produtividade. Com o “Google for Education”, o aluno se torna o protagonista do seu processo de aprendizagem e o trabalho do professor é auxiliar os estudantes em seus trabalhos.

“Essa é uma tendência mundial. O Brasil trabalha isso com ferramentas Google. O que tem trazido um resultado muito expressivo para alunos e professores e, consequentemente, para mantenedores das escolas. Os materiais disponibilizados funcionam desde o ensino infantil até a graduação e pós-graduação”, explicouRaul Ishikawa durante a apresentação que fez durante o Café com Tecnologia. Ele é um dos idealizadores da Nuvem Mestra, empresa que é partner premier da Google for Education, consultoria referência de implantação e capacitação em tecnologias educacionais na América Latina. Hoje, possui ummilhão e cem mil usuários em mais de 400 instituições de ensino  com as quais a empresa trabalha.

Raul explicou que as ferramentas Google também são importantes para os professores a se adequarem às novas demandas dos alunos. “O maior desafio que encontramos hoje é a mudança de cultura do professor. Esse paradigma do professor como detentor do conhecimento precisa ser quebrado com aalteração do seu papel em sala de aula.”

Uma novidade comentada por Raul é que o Google também atua naciberarquitetura que pode ser entendida comoa integração dos ambientes físicos e digitais de forma que contribuam para a melhora dos processos de ensino-aprendizagem. É uma proposta que preconiza queos espaços devem estar alinhados às propostas de atividades que serão realizadas em sala de aula.

Outra informação trazida por Raul é que a Nuvem Mestrajá iniciou a implantação técnica da plataforma bem como o processo de capacitação dos educadores da Cultura Inglesa Araxá. A aliança entre tecnologia, segurança e a facilidade de acesso são alguns dos fatores que contribuirão para uma lógica de aprendizagem inovadora.

A Diretora de Gestão da Cultura Inglesa Araxá, Valda Alves Sánchez, destacou que “Para enfrentar os desafios do futuro, os alunos precisam de um conjunto de habilidades adaptáveis. Com o “Google for Education” vão ter acesso a programas que garantem a prontidão digital, além de direcionar ferramentas na busca de resolução para questões comunitárias. São soluções pedagógicas com o uso da tecnologia que saem das fronteiras da escola e chegam até as pessoas e o mercado de trabalho com a formação de pessoas mais plurais.”

O Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Câmpus Araxá do CEFET-MG, Prof. Álvaro Francisco de Britto Júnior, ressaltou que uma iniciativa inovadora como esta da Cultura Inglesa Araxá, retrata a evolução de uma empresa que está conectada com seu público alvo e com as transformações do mercado.“ Fico feliz, pois percebi algo muitoinovador por ser uma proposta de conexão não somente com os alunos da Cultura Inglesa Araxá, mas para toda a comunidade”, finalizou o Prof. Álvaro.

Araxá

Mais notícias da Categoria Araxá

Aberta campanha de vacinação contra sarampo

Aberta campanha de vacinação contra sarampo

Diogo Meira 23/08/2019
Ação integrada auxilia população carcerária de Araxá

Ação integrada auxilia população carcerária de Araxá

Diogo Meira 23/08/2019
Taxistas cobram melhores condições de trabalho

Taxistas cobram melhores condições de trabalho

Diogo Meira 23/08/2019
Luiz Carlos quer trazer Boca da Mata para dentro de Araxá

Luiz Carlos quer trazer Boca da Mata para dentro de Araxá

Diogo Meira 21/08/2019
Robson Magela denuncia não repasse de verba para o centro de quimioterapia de Araxá

Robson Magela denuncia não repasse de verba para o centro de quimioterapia de Araxá

Diogo Meira 21/08/2019
Aberto processo seletivo para contratação de enfermeiros para as ESF’s de araxá

Aberto processo seletivo para contratação de enfermeiros para as ESF’s de araxá

Diogo Meira 20/08/2019