Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/4a/2e/portalparanaiba/public_html/wp-content/themes/portal/header.php on line 105
Como acontece a formação das estrias

Como acontece a formação das estrias
Como acontece a formação das estrias

Pele e Estrias

COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DAS ESTRIAS

As estrias surgem a partir da distensão maior da pele, levando à ruptura de fibras elásticas e colágenas na derme. Em geral, essa ruptura acontece na fase de crescimento, na gravidez ou após um rápido ganho de peso. Outra causa comum, hoje, é o aparecimento após a colocação de próteses de silicone, pela distensão dos tecidos de forma abrupta.

As estrias são mais comuns nos flancos, coxas, glúteos e abdômen. Elas também surgem nos homens, especialmente sobre os ombros, os braços e as costas, principalmente naqueles que praticam musculação excessiva ou abusam de anabolizantes para ganhar massa muscular.

O uso prolongado de alguns medicamentos, como os corticosteroides tópicos ou orais, também podem ocasionar o desenvolvimento de estrias. Fatores genéticos desempenham maior ou menor influência, embora esse processo ainda não seja inteiramente compreendido pela ciência.

Essas marcas inicialmente possuem a coloração rosa, que se tornam avermelhadas ou roxas. Após essa fase elas evoluem para a tonalidade branca e são classificadas como antigas. Quando se formam, provocam muita coceira.

Em geral, as estrias surgem até os 30 anos, quando as fibras ainda são rígidas. As avermelhadas, ainda na fase inflamatória, respondem melhor ao tratamento. Isso porque as fibras recém-rompidas ainda estão se reorganizando. As brancas são consideradas cicatrizes. Por isso, para melhorar a aparência e preencher as depressões, é preciso estimular novas fibras de colágeno. Por isto promover a hidratação da pele na prevenção e cuidados nas estrias é um hábito importante .