Acompanhem a maratona literária de Valter Hugo Mãe no Brasil, a convite do Fliaraxá e do Sesc SP
Araxá

Acompanhem a maratona literária de Valter Hugo Mãe no Brasil, a convite do Fliaraxá e do Sesc SP

Acompanhem a maratona literária de Valter Hugo Mãe no Brasil, a convite do Fliaraxá e do Sesc SP

O escritor português Valter Hugo Mãe, Autor Homenageado do “Fliaraxá” 2019 vem ao Brasil para uma verdadeira maratona literária, coordenada por Afonso Borges, criador do projeto “Sempre um Papo”.  Na pauta, três livros novos, editados pela Biblioteca Azul: “As Mais Belas Coisas do Mundo”, “Contos de Cães e Maus Lobos” e “O Nosso Reino”. As atividades de Valter Hugo Mãe no Brasil consagram a parceria entre o Sesc SP e o Fliaraxá, pelo segundo ano consecutivo. Nesta ação cultural virá também o angolano José Eduardo Agualusa. Ao final do texto, a síntese da agenda.

Valter Hugo Mãe e Afonso Borges

 

Dia 13 de junho, 5a-feira, ele aterriza em nosso País direto para a livraria Blooks, no Rio de Janeiro, onde participa do “Sempre um Papo”, seguido de autógrafos; no dia seguinte, 14, sexta-feia,  segue para São Paulo onde conversa sobre o tema “Literatura Portuguesa Contemporânea”, às 19h30, com o público do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc SP. No dia 16, domingo, às 16h, no Sesc Santanna, participa de debate após a exibição do espetáculo “Desumanização”, uma adaptação de seu livro homônimo, com direção de José Roberto Jardim, que fica em cartaz até 30 de junho.

Do dia 19 a 23, ele participa de inúmeras atividades no Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, sendo que o ponto alto é o dia 22, à noite, quando será homenageado.  A maratona literária continua com o “Sempre Um Papo” em Belo Horizonte, no dia 25, no Grande Teatro do Palácio das Artes e termina no Sesc Santo André, dia 26 de junho, às 20h.

E ouçam o podcast “Mondolivro”, por Afonso Borges, na Rádio BandNews Belo Horizonte. 

Livros que serão lançados:

As Mais Belas Coisas do Mundo

O conto “As Mais Belas Coisas do Mundo” de Valter Hugo Mãe, ganhou publicação exclusiva e inédita no Brasil. A história que, originalmente, pertence ao livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, recebeu edição com projeto gráfico e acabamento especiais. A obra é um pequeno conto do autor português que, a partir da perspectiva infantil, examina o que seriam as mais belas coisas do mundo. Como em uma reunião de recortes de sua vida, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, seus ensinamentos e a maneira como ele provocava sua curiosidade na investigação dos sentimentos das pessoas, como um detetive de interiores. Com ilustrações de Nino Cais, o livro traz também uma nota do autor, em que conta um pouco de sua relação com o avô. O texto de quarta-capa é assinado pela escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, e pelo escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco.

 

Contos de Cães e Maus Lobos

Trata-se de uma nova edição do livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, de Valter Hugo Mãe. Única obra de contos do autor português, célebre por escrever romances marcados de lirismo e oralidade, o livro traz 11 narrativas que permeiam o universo infantil, entre a descoberta e o assombro. Valter afirma não saber se dirigir ao público infantil, mas aqui compõe fábulas que repercutem em leituras prévias, como se buscassem encantar a criança no adulto. Entre as histórias, uma menina pobre que busca a riqueza interior, a mãe que aprende a lidar com a perda de um filho, um menino solitário que busca a felicidade nos livros, e a aparição de uma santa em um vilarejo, e o inédito “Nossa Senhora de Vila do Conde”, escrito especialmente para este volume. Leitores das mais variadas idades poderão ser atingidos pela força e pela sutileza dessas narrativas.

 

O Nosso Reino

“O Nosso Reino”, romance de estreia de Valter Hugo Mãe ganha nova edição. A obra é a primeira da série composta por “O Remorso de Baltazar Serapião”, “O Apocalipse dos Trabalhadores”  e “A Máquina de Fazer Espanhóis”, em que o autor compõe livros apenas com as letras minúsculas – e que acabou se tornando uma das suas principais características. Em meio ao regime salazarista, que vigorou em Portugal por quatro décadas, “O Nosso Reino” conta a história de um menino de oito anos e sua vida em uma pequena aldeia de pescadores em Portugal, nos anos 1970. Esta é a história de Benjamim, um menino que procura alguma forma de transcendência ao tentar levar o que imagina ser a vida de um santo. Estão presentes a todo momento os elementos de uma mitologia infantil, os medos e fantasias de um mundo em formação. Já em sua primeira obra de ficção, Valter demonstra o lirismo e a força que o tornaram célebre. Como define o próprio autor, “o nosso reino é o retrato de uma solidão espiritual a partir do vulnerável ponto de vista infantil”.

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Sua obra está traduzida em muitas línguas, tendo um prestigiado acolhimento em países como Alemanha, Espanha, França e Croácia. Pela Biblioteca Azul, publicou os romances o remorso de baltazar serapião (Prêmio Literário José Saramago), o apocalipse dos trabalhadores, a máquina de fazer espanhóis (Grande rêmio Portugal Telecom de Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom de Melhor Romance do Ano), O filho de mil homens, A desumanização e Homens imprudentemente poéticos. Escreveu livros para todas as idades, entre os quais: O paraíso são os outros e Contos de cães e maus lobos. Sua poesia foi reunida no volume Publicação da mortalidade.

 

AGENDA

Dia 13/06, 5a.-feira, às 19h30, no Rio de Janeiro / RJ

“Sempre Um Papo” na Livraria Blooks

Entrada Gratuita. Após o bate-papo, autógrafos

Endereço: Praia de Botafogo, 316, Botafogo

Informações: (21) 22377974 – blooks.com.br

 

 

Dia 14/06, 6a.-feira, às 19h30, São Paulo / SP

Bate-papo no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP

Tema: “Literatura Portuguesa Contemporânea”

Entrada Grátis

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista, São Paulo

Informações: (11) 3254-5600 – centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

 

 

Dia 16/06, domingo, 16h, São Paulo / SP

Debate sobre a peça “Desumanização”  no Sesc Santana

Endereço: – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana

Informações: (11) 29718700 – http://bit.ly/2wgbBBO

 

Dia 17/06, 2a.-feira, 19h, São Paulo/ SP

Encontro na Biblioteca Mário de Andrade

Tema: “As Mais Belas Coisas”

Entrada Grátis – Após a conversa, autógrafos

Endereço: Rua da Consolação, 94

Informações: (11) 3397-0009  – http://bit.ly/2wffS8z

 

De 19 a 23 de junho de 2019, VIII Fliaraxá – Festival Literário de Araxá / MG

Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá

Endereço: Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG

Informações: (34) 3691 7146 –  fliaraxa.com.br

 

Dia 25/06, 3a-feira, às 19h30, Belo Horizonte / MG

“Sempre um Papo” no Grande Teatro do Palácio das Artes

Entrada Gratuita. Após o bate-papo, autógrafos

Endereço:  Avenida Afonso Pena 1537, Centro.

Informações: 31 32611501 – http://fcs.mg.gov.br/ ou sempreumpapo.com.br

 

Dia 26/06, 5a-feira, às 20h, Santo André / SP

“Sempre um Papo” no Sesc Santo André

Endereço:  Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar.

Entrada gratuita. Após bate-papo, autógrafos

Informações: 11 44691200 – http://bit.ly/2epYKHn ou sempreumpapo.com.br

Araxá

Mais notícias da Categoria Araxá

CBMM repassa mais de 8 milhões de reais para entidades assistenciais de Araxá

CBMM repassa mais de 8 milhões de reais para entidades assistenciais de Araxá

Diogo Meira 13/09/2019
Diretoria do Trianon realiza palestra contra o suicídio

Diretoria do Trianon realiza palestra contra o suicídio

Diogo Meira 13/09/2019
Adolescente é apreendido com drogas no bairro Santa Mônica

Adolescente é apreendido com drogas no bairro Santa Mônica

Diogo Meira 12/09/2019
“Não aguento mais ser chamado de Canalha”, diz Luiz Carlos

“Não aguento mais ser chamado de Canalha”, diz Luiz Carlos

Diogo Meira 11/09/2019
Câmara vai investigar Vereador Ceará

Câmara vai investigar Vereador Ceará

Diogo Meira 11/09/2019
Unidades de Saúde vão trabalhar até mais tarde em setembro

Unidades de Saúde vão trabalhar até mais tarde em setembro

Diogo Meira 10/09/2019